Páginas

10 de janeiro de 2011

Os abusos de Lula; ou: falta muito para sermos uma República!

"O Brasil, por maiores que possam parecer os obstáculos que o separam da perfeição, não está menos destinado por isso a um grande papel no mundo civilizado. Quando a escravatura tiver completamente desaparecido, quando aquela sociedade, que se baseava na servidão, se basear difinitivamente na liberdade e na justiça, o Brasil será o país riquíssimo de um grande povo”.

A frase acima pertence a Ramalho Ortigão, um escritor português - ATENÇÃO - que já faleceu a módicos 96 anos. É espantoso!. A frase serviria para, com algumas modificações, é verdade, para descrever o Brasil atual. Sublinho o trecho que fala da liberdade e justiça. Ainda estamos longe de uma República. 

Nela, um ex-presidente, num ato ilegal, não se daria ao luxo de pedir passaportes diplomáticos para seus filhos e netos, fazendo o Estado trabalhar não em razão do bem comum, mas em causa própria. Aliás, isso não aconteceria nem se legal fosse, por uma questão moral/ética. 

Numa república, ainda que legal fosse, o ex-presidente não iria passar seus primeiros dias longe do poder em instalações militares PERTENCENTES AO ESTADO. 

Numa República, os filhos do ex-mandatário da nação, se tivessem a mínima noção do que  é uma democracia, não justificariam sua falta agredindo meios de comunicação. O erro, senhores Lulas da Silva, não está na publicação dos fatos. Está na existência mesmo deles. 

Numa República, a um ex-presidente não conviria aceitar a compra - com dinheiro público - de artigos de luxo destinados a lhes servir durante as férias. Numa República, enfim, o ex-presidente teria vindo a público pedir desculpas pelo ocorrido. Como sabem, Lula não gosta desse negócio de democracia. Ele faz parte de um sistema de pensamento. 

Democracia, para essa gente, é só parte do processo que os torna donos do Estado. Ela é importante para fazê-los chegar ao poder. Uma vez lá, ela se torna um fator incômodo. Onde já se viu, oras, um presidente tão bom quanto esse não ter direito de usar uma instalaçãozinha do Estado equipada com artigos de luxo comprados com dinheiro público para uns diazinhos de férias? Onde já se viu, ora essa, o presidente que inaugurou o País não poder exigir para seus filhos passaportes diplomáticos só concedidos a Ministros e outras autoridades de Estado? Onde já se viu, ora essa, querer que Lula cumpra o que determina a Constituição! Só pode ser coisa de imprensa golpista. 

Uma nota: antes de sair do Governo, Lula autorizou a compra de um novo avião para Dilma Rousseff. O Airbus A330-MRTT custará cinco vezes mais que o aeronave atualmente disponível para a Presidência. É um absurdo! Pois é! Sou aquele que achava certo um presidente doutor andar no Sucatão e acho errado Lula dispensar dinheiro assim. Mas isso seria preconceito de classe, né? 

Nenhum comentário: